terça-feira, 7 de junho de 2011

Um primeiro olhar sobre gestão.

Estar dentro de uma escola observando o que acontece é muito interessante, pois contribui para minha formação como educadora.
Para iniciar vou descrever alguns aspectos físicos da escola em que eu observei.
A escola que estou observando é de ensino fundamental, mas vai até a quarta série. As dependências físicas são bem conservadas, a escola foi pintada recentemente, possui apenas cinco salas, pois se trata de uma escola localizada no meio rural, porém segundo a diretora, que assumiu o cargo no ano de 2010, já existe o projeto para a construção de uma nova escola com espaços maiores, a prefeitura já esta negociando a compra de terras para iniciar a construção e onde é a escola atualmente será uma escola de educação infantil.
A escola é pequena, mas tem salas amplas, em uma delas, a da pré-escola, tem dois banheiros adaptados para os pequenos, às mesas são de encaixe e formam uma flor, as outras salas têm classes comuns, com mesas e cadeiras, enfileiradas em filas, os quadros são brancos e com canetas, a escola possui uma televisão, um aparelho de DVD, um retroprojetor, uma máquina de xerox e cinco computadores, contando com a da secretária.
Os banheiros são bem limpos e possuem dois vasos sanitários, cada, e uma pia. O refeitório possui duas mesas grandes com bancos cumpridos, é bem limpo, com um fogão industrial, geladeira, pia e um armário, o lanche é variado, nesta semana, teve bolacha com achocolatado, arroz, feijão e carne moída, barra de cereal com batida de fruta, bolo e suco e em algumas vezes frutas como mamão e maça de sobremesa.
A escola tem muitos projetos que estimulam a leitura, muitos destes aproximam a família não só com a escola, mas com os proprios filhos.
Vou descrever agora mais alguns aspectos da escola, assim como a biblioteca, que me encantou.
A secretaria e a biblioteca são no mesmo espaço, o que reduz um pouco o tamanho da biblioteca, que é extremamente organizada e enfeitada, com versos e poesias espalhados pelas paredes, pude ler e manusear muitos livros confeccionados pelos alunos, alguns de tecido, outros de papeis coloridos, o que para mim parece uma grande valorização do trabalho das crianças, perguntei para um aluno o que ele achava de ter livros seus na biblioteca e ele me pareceu lisonjeado, disse que eles deram até autógrafos, para os outros colegas e para os pais, pelo que entendi ouve um lançamento do livro, me mostrou também um livro mais antigo em que umas das histórias era assinada por seu primo que já saiu da escola a muito tempo. O livro que este aluno participou da confecção era de poesias, após uma hora do conto, que ocorre uma vez por semana para todas as turmas, uma de cada vez, eles então criaram as suas poesias e alguns ilustraram, o resultado final ficou encantador, o projeto teve a colaboração do comercio local, foi costurado na escola e impresso em uma gráfica de Osório que também contribuiu.
Ainda na biblioteca, ficam os computadores, para a aula de computação, mas não possuem acesso a internet, quem realiza a hora do conto e cuida da biblioteca é uma auxiliar de biblioteca, concursada, assim como a secretaria e a diretora que como já citei anteriormente, dividem o mesmo espaço, há uma pequena divisória, como aquelas de escritório com vidros. Não posso deixar de falar de algumas sacolas que vi a bibliotecária organizando e perguntei o que eram, é um projeto onde toda semana é organizada uma sacola com um jornal, uma revista e vários livros de diferentes gêneros, os alunos revezam a sacola cada um leva por uma semana, mas eu fiquei um pouco intrigada, e perguntei, que sentido faria levar um jornal para a semana inteira e ela me respondeu que para muitos aquele era o único jornal que viriam. Esse projeto gera uma ligação entre a família e a escola e entre os alunos com a escola e com os pais, que podem ouvir historias e noticias, ou em alguns casos contar. Para finalizar a biblioteca possui muitos livros e recebe muitos exemplares do governo, pude perceber uma grande corrente ao incentivo da leitura, com esses e outros projetos realizados na instituição.
Na sala dos professores, há muitas prateleiras, com livros didáticos e uma prateleira menor, bem na porta, de uma forma mais acessível, com revistas de educação de diferentes editoras, pude perceber que elas são bem requisitadas, o que nós mostra que os professores estão buscando novos conhecimentos. Ainda neste ambiente possui também uma mesa grande e larga com cadeiras confortáveis, nesta sala, ocorrem reuniões, atendimentos aos alunos com a psicopedagoga, e aquelas conversas durante os intervalos.
A instituição possui quatro professoras, duas já formadas em pedagogia e outras duas com magistério e em fase final do curso de pedagogia. A diretora assumiu após a aposentaria da gestora anterior, a nova diretora se formou a pouco tempo em pedagogia, a escola conta com o auxilio de uma psicopedagoga e uma coordenadora, para continuar, a equipe escolar é constituída por uma merendeira, uma auxiliar de limpeza e uma vigilante.
O pátio da escola é bem cuidado, tem uma pracinha com diferentes tipos de balanços, gangorras e escorregadores, além de alguns bancos. Outro fato importante no pátio da escola é uma bela horta, cuidada por professores e alunos, com conhecimento dos pais.
A escola não possui ginásio, por isso utiliza o campo de futebol de um restaurante local , que se localiza quase ao lado da escola, assim como para eventos e festas usa o salão da comunidade, que fica praticamente nos fundos da escola.
A escola está atualmente sem professor de informática e precisa de um auxiliar em uma das turmas, pois neste ano recebeu dois alunos com deficiência

Um comentário: